Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

É com profunda noção de dever e de preocupação que o nosso blog se manifesta desde já contra a possível extinção da Freguesia de Cabanas de Torres que, e de acordo com o chamado "memorando de entendimento com a troika" o actual e anterior governos assinaram e que visa a reestruturação e reorganização administrativa do território.

O Presidente do Blog, Jorge Nunes

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A Capela de Nossa Senhora do Ó

A Capela de Nossa Senhora do Ó localiza-se no centro de Paúla e foi totalmente restaurada nos anos 90 com fundos recolhidos na localidade e através de um importante mecenas, o Sr. Fernando Martins, antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica nascido na localidade.

Segundo a crença local terá sido edificada no ano de 1147, ano em que Dom Afonso Henriques conquistou Santarém e Lisboa e é referida nas Memórias Paroquiais como sendo já muito antiga e objecto de forte devoção pelos locais.

O edificio conta com um pequeno alpendre com bancos laterais corridos e uma nave unica abobadada e uma pequena sacristia que dá acesso à torre sineira.
De referir que existia uma sepultura no seu interior com uma lápide em pedra mas que foi retirada. A edificação interior é semelhante à da igreja de São Gregório Magno de Cabanas de Torres e a entrada recorda muito a ermida de São João Baptista na Serra de Montejunto.

Ficam algumas imagens do exterior.



terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Moinho em funcionamento

Para quem nunca viu um moinho em funcionamento pode ver agora 1 dos 2 moinhos em funcionamento em Cabanas de Torres, cujo moleiro é o Sr. Manuel Batista.
Este moinho situa-se perto do Casal da Ramada e possuie duas mós que podem funcionar ou não em simultâneo. Na altura a mó superior, a de maiores dimensões estava a moer trigo, enquanto que a inferior moia milho.
De referir que ambas as mós são de diferentes tipos de pedra, pois a pedra calcária é usada para o trigo por ser mais macio e a do tipo granitica para milho justamente por este ser mais duro.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Caminhos I

Algumas imagens dos caminhos que circundam Cabanas de Torres.

Estrada do Fole com vista da Serra de Montejunto.

Estrada da Costa.

Estrada da Costa, idem.

Estrada dos Moinhos.

Ruas e Ruelas I

Algumas imagens de algumas das ruas mais caracteristicas de Cabanas de Torres.

Rua da Ponte.


Rua da Igreja, vista da Igreja de São Gregório Magno.


Travessa da Igreja, vista do Largo da Faia.


Rua da Igreja, lado nascente.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Procissão das Festas de Setembro 2007

Como habitualmente realizaram-se os tradicionais festejos no primeiro domingo de Setembro em honra do padroeiro da localidade, São Gregório Magno.
Neste dia realiza-se uma tradicional e secular procissão em honra do santo pelas ruas da localidade.
Ficam algumas imagens deste acontecimento.




Pesquisa Google

Google