Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

É com profunda noção de dever e de preocupação que o nosso blog se manifesta desde já contra a possível extinção da Freguesia de Cabanas de Torres que, e de acordo com o chamado "memorando de entendimento com a troika" o actual e anterior governos assinaram e que visa a reestruturação e reorganização administrativa do território.

O Presidente do Blog, Jorge Nunes

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A Capela de Nossa Senhora do Ó

A Capela de Nossa Senhora do Ó localiza-se no centro de Paúla e foi totalmente restaurada nos anos 90 com fundos recolhidos na localidade e através de um importante mecenas, o Sr. Fernando Martins, antigo presidente do Sport Lisboa e Benfica nascido na localidade.

Segundo a crença local terá sido edificada no ano de 1147, ano em que Dom Afonso Henriques conquistou Santarém e Lisboa e é referida nas Memórias Paroquiais como sendo já muito antiga e objecto de forte devoção pelos locais.

O edificio conta com um pequeno alpendre com bancos laterais corridos e uma nave unica abobadada e uma pequena sacristia que dá acesso à torre sineira.
De referir que existia uma sepultura no seu interior com uma lápide em pedra mas que foi retirada. A edificação interior é semelhante à da igreja de São Gregório Magno de Cabanas de Torres e a entrada recorda muito a ermida de São João Baptista na Serra de Montejunto.

Ficam algumas imagens do exterior.



Sem comentários:

Pesquisa Google

Google