Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

É com profunda noção de dever e de preocupação que o nosso blog se manifesta desde já contra a possível extinção da Freguesia de Cabanas de Torres que, e de acordo com o chamado "memorando de entendimento com a troika" o actual e anterior governos assinaram e que visa a reestruturação e reorganização administrativa do território.

O Presidente do Blog, Jorge Nunes

segunda-feira, 3 de março de 2008

Dólmen ou Anta

Após várias "expedições" e conversas com locais, no passado domingo posso dizer que descobri o sítio provável da existência de 1 Dólmen ou Anta à entrada de Paúla no sítio denominado de Água Santa e que curiosamente está em linha de visão com o cemitério de Cabanas de Torres.
Há que referir que este Monumento é referido a nível de fosntes escritas por Luciano Ribeiro citando o Abade Henry Abreuill.
Este monumento hoje em dia mais não é do que 1 monte de grandes blocos de pedras e que passam perfeitamente despercibos devido a encontrarem-se num terreno que é mais elevado do que a estrada.
É evidente que a forma que os blocos de pedra apresentam, nomeadamente em posição vertical denota que foram ali colocados segundo uma intensão e de uma forma precisa.
Seria conveniente um estudo mais aprofundado deste monumento por estudiosos nesta área específica.
Prometo que irei seguir e actualizar o estado deste precioso achado.
Ficam como sempre algumas imagens.

Vista geral do monumento, actualmente 1 grande aglomerado de pedras de grandes dimensões.
Blocos de pedra em posição vertical e alinhados.
Possível bloco de cobertura do monumento.
Vista geral desde da estrada.

Sem comentários:

Pesquisa Google

Google