Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

É com profunda noção de dever e de preocupação que o nosso blog se manifesta desde já contra a possível extinção da Freguesia de Cabanas de Torres que, e de acordo com o chamado "memorando de entendimento com a troika" o actual e anterior governos assinaram e que visa a reestruturação e reorganização administrativa do território.

O Presidente do Blog, Jorge Nunes

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A Capela de São João Baptista




Na imagem a Capela de São João Baptista, seguida da Capela de Nª Senhora das Neves e do antigo Mosteiro Dominicano.
A Capela ou ermida de São João Baptista é outro monumento existente na freguesia. Situada no alto da serra de Montejunto mesmo no limite da freguesia e do concelho de Alenquer, e que por isso não é visível na localidade propriamente dita. Este monumento é referido pelas fontes mais antigas e segundo algumas delas já existia no século XIII aquando da construção de um mosteiro Dominicano, cujas ruínas se encontram uns metros mais abaixo já no concelho do Cadaval.
É de uma construção muito antiga, em pedra calcária, e à entrada tem um pequeno alpendre com dois bancos corridos de pedra em cada um dos lados do monumento. A porta é de madeira antiga com dobradiças de ferro forjado, mas que deverá ter sido fabricada no século XX, aquando do roubo da imagem original de São João Baptista nos anos 50.
No interior as paredes laterais são totalmente decoradas com um painel de azulejos de grandes dimensões, com cenas da vida do santo, mas que além de terem muitas partes em falta, apresentam-se actualmente como um completo quebra-cabeças, pois em virtude de se encontrarem caídos foram colocados aleatoriamente, sem qualquer sentido aquando da substituição do chão original em tijoleira de barro por tijoleira de grés moderna a finais dos anos 80.

O altar-mor é de pequenas dimensões em pedra calcária, típico do século XVIII e é um local de grande devoção por parte dos locais. De lado encontram-se painéis de azulejos em muito mau estado de conservação, ambos com um embutido em pedra mármore calcária rosa, com forma de concha. A base do altar tem ainda um painel de azulejos policromáticos que é o único e que se encontra completo e em bom estado de conservação.No interior encontramos ainda à direita uma pequena sacristia que além de possuir todas as características originais do monumento, do chão e das paredes, tem também alguns azulejos monocromáticos, com motivos florais.

Sem comentários:

Pesquisa Google

Google