Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

É com profunda noção de dever e de preocupação que o nosso blog se manifesta desde já contra a possível extinção da Freguesia de Cabanas de Torres que, e de acordo com o chamado "memorando de entendimento com a troika" o actual e anterior governos assinaram e que visa a reestruturação e reorganização administrativa do território.

O Presidente do Blog, Jorge Nunes

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Lagar de Azeite

O antigo lagar de azeite, cuja parte superior do edifico funcionava como salão de baile, que até meados do séc. XX funcionou em pleno, estava equipado com maquinaria industrial e agora encontra-se desprovido de equipamento, estando o edifício actualmente em ruína. Este edifício foi mandado edificar por António Nobre, homem abastado da localidade que era também proprietário de uma quinta inserida em plena serra, no limite norte da freguesia, quinta conhecida como Casal do Janota, sobrenome dado ao seu dono devido às roupas que usava no dia à dia.
Nos últimos anos e devido a um forte aumento na plantação de olival novo, bem como da manutenção do antigo, deu-se a reabertura e modernização de um antigo lagar de azeite em Paúla, cuja origem remota a meados do século XIX.


Na imagem o antigo Lagar de Azeite.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia, chamo-me João Faria e tenho umas poucas azeitonas de 6 oliveiras em Vila Franca de Xira. Venho perguntar-lhe se consegue facultar-me o contacto do lagar.
Obrigado por

Pesquisa Google

Google