Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

Contra a extinção da Freguesia de Cabanas de Torres

É com profunda noção de dever e de preocupação que o nosso blog se manifesta desde já contra a possível extinção da Freguesia de Cabanas de Torres que, e de acordo com o chamado "memorando de entendimento com a troika" o actual e anterior governos assinaram e que visa a reestruturação e reorganização administrativa do território.

O Presidente do Blog, Jorge Nunes

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

As Origens



Imagens da actual entrada do Algar do Bom Santo e de instrumentos e pedra encontrados na localidade por um residente.
A freguesia de Cabanas de Torres localiza-se no distrito de Lisboa, concelho de Alenquer, sendo constituída pelas localidades de Cabanas de Torres e Paúla, que se situam no início das vertentes oeste da Serra de Montejunto.Esta freguesia, bem como a sua origem e fundação estão referenciadas há já muito tempo, e terá sido fundada há mais de 500 anos por população oriunda da região de Torres Vedras, em virtude de uma peste que terá assolado a região naquele tempo. Contudo, e a ser verdadeira a origem de vários instrumentos líticos existentes no Museu Municipal Hipólito Cabaço em Alenquer, é possível encontrar uma ocupação deste local desde o neolítico conforme diversos achados arqueológicos descobertos por populares por toda a extensão da localidade e comprovados pela descoberta do Algar do Bom Santo em 1991 a 4km da localidade em plena serra e cuja última ocupação terá sido no neolítico final.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem, Senhor Presidente da Junta, está deveras um bom trabalho, podendo ser ainda mais enriquecido com fotografias da zona e com a possibilidade da exploração do turismo rural, talvez difundir mais a zona nos meios mais comuns.

Um abraço

Presidente do Blog disse...

Caríssimo Amigo e Companheiro.
Obrigado pelo seu comentário. Devo dizer-lhe que este nosso blog está ainda a começar. Brevemente terá mais fotografias assim como vários roteiros turísticos e culturais sobre a zona.

Um Grande Abraço deste seu Presidente.

Pesquisa Google

Google